'Financial Times' remove aplicativos de loja virtual da Apple

31/08/2011 20:02

 

O jornal "Financial Times" removeu seus aplicativos para iPad e iPhone da loja App Store, da Apple, após perder uma batalha para manter o controle de dados de clientes obtidos por meio de assinaturas.

A Apple começou, recentemente, a insistir que os dados de assinaturas de aplicativos que ela hospeda sejam transmitidos por sua própria loja, o que dá à fabricante a posse de valiosas informações sobre clientes, assim como 30% da receita da venda de aplicativos.

O "FT", da Pearson, e a Apple negociavam há meses, mas, por fim, falharam em chegar a um acordo, disse um porta-voz do "FT" nesta quarta-feira (31).

A Apple lançou seu próprio serviço de assinatura de revistas, jornais, vídeos e músicas mais cedo este ano, mas obteve pouco apoio das principais editoras e provedoras de conteúdo.

O iPad, lançado há um ano e meio, criou um novo mercado que têm sido uma dos principais fontes de novas assinaturas para o FT.com, que agora representa cerca de um quarto das vendas totais do "FT".

As assinaturas digitais do "FT" cresceram 34% para 230 mil no primeiro semestre, com aparelhos móveis respondendo por mais de 22% do tráfego do FT.com e mais de 15% das novas assinaturas.

Em uma medida para reduzir sua dependência no dispositivo da Apple e desenvolver aplicativos mais rapidamente para outros fabricantes de tablets, o "FT" lançou, em junho, uma versão de internet de seu aplicativo móvel.

Desta forma, os leitores podem acessar os serviços do "FT" de qualquer dispositivo móvel com acesso à web, incluindo do iPad e do iPhone.