Analista prevê que iOS e MAC OS X serão unificados em 2012

05/08/2011 14:19

Uma nota de Peter Misek, analista da empresa Jefferies & Co., sugere que a Apple está se preparando para combinar/unificar os seus sistemas iOS e OS X em um único sistema operacional. De acordo com Misek, isso ajudaria a empresa a obter uma melhor margem bruta de usuários, tornando o processo de licenciamento de conteúdo para os produtos mais simples.

Produtos Apple (Foto: Divulgação)Produtos Apple (Foto: Divulgação)

O texto sugere que, combinando os dois sistemas, a Apple facilitaria processo de licenciamento de filmes e programas de TV, pois poderia oferecer esse conteúdo na nuvem. Isso possibilitaria que usuários do iPhone, iPod Touch, iPad, Apple TV e Mac tenham a mesma experiência de uso, uma vez que todo o conteúdo seria da mesma fonte e teria a mesma forma de exibição. Além disso, a migração dos sistemas simplificaria a transição dos conteúdos entre os dispositivos, e Misek acredita que essa facilidade nunca será completa se os sistemas iOS e OS X continuarem separados.


Já o modelo MacBook Pro e as máquias com hardware mais potente (como os desktops) continuariam a executar o Mac OS X. Mas Misek acredita que até mesmo as máquinas “Pro” da Apple migrarão para um sistema combinado em 2016.Misek também acredita que a “fusão” dos sistemas poderá impulsionar as vendas dos produtos da empresa, e que o lançamento de um sistema único só pode resultar em um aumento significativo desse números. Segundo as previsões do analista, a Apple deve lançar um novo MacBook Air, com processador A6 em 2012 ou 2013, que contará com a possibilidade de rodar aplicativos do iOS e OS X, preparando os usuários para uma versão combinada dos dois sistemas.

Vale o registro que todas as informações acima são teorias feitas por Peter Misek, e nenhuma foi confirmada oficialmente. Não sabemos ainda como a Apple vai trabalhar com os seus sistemas no futuro. Pode ser que a tendência seja mesmo um único sistema para todos os produtos da empresa (outros desenvolvedores estão trabalhando para esse objetivo com outros produtos), mas não acreditamos que isso aconteça tão já. Quem sabe em um futuro a longo prazo.