Wikipedia na Itália fechada em protesto contra a "mordaça"

07/10/2011 06:19


Maus tempos em que vivemos a rede para as regulamentações do governo. Na Itália, a notícia do projeto de lei rotulado como um "gag lei" ameaça do espaço digital se levarmos em conta as características do mesmo. Por esta razão, a versão italiana do Wikipedia decidiu encerrar temporariamente os seus serviços em protesto contra a lei patrocinada por Berlusconi.

O movimento é um bloqueio temporário seu conteúdo contra o projeto que promove o governo Berlusconi, que procura limitar as práticas relacionadas com escutas telefônicas em investigações criminais. Antes da mudança, a Wikipedia no país adverte que existe a possibilidade de que no futuro não pode continuar a oferecer os seus serviços .

A razão é simplesmente a oferecer a perspectiva de que esta lei na internet. Com ele seria dado a aqueles que escrevem na rede 48 horas para remover uma entrada ou post ou enfrentar uma multa de 12.000 euros. Na medida em que a página da Wikipedia mesmo onde você escreve diariamente ou retificada, poderia levar a centenas de multas.

Em Itália, esta lei controversa é visto como uma tentativa do governo para censurar os blogueiros ea reação que possa existir. Por esta razão, pelo fechamento postaram um longa declaração assinada "usuários da Wikipedia", onde eles mostram sua rejeição do padrão possível, o que colide com a liberdade italiana de expressão garantida pelo artigo 21 de sua constituição:

Caro leitor, caro leitor,

Neste momento, a Wikipedia italiana corre o risco de não ser capaz de continuar fornecendo o serviço ao longo desses anos eu era tão útil e agora, como antes, estavam procurando. A página que você queria ler, mas permanece oculto e é o risco que temos que apagá-la a sério.

Nos últimos 10 anos, a Wikipedia se tornou parte da vida cotidiana de milhões de usuários na Internet em busca de conhecimento neutro, livre e na maior parte livre. A nova enciclopédia multilingual enorme, que pode ser encontrado a qualquer momento e sem custo.

Hoje, infelizmente, os pilares deste projecto - a liberdade, neutralidade e verificabilidade dos seus conteúdos - estão em risco de estar comprometido com o parágrafo 29 da chamada DDL intercettazioni (projecto de lei sobre escutas telefônicas.)

Este projeto de lei está sendo discutido nestes dias pelo Parlamento italiano, entre outras coisas, exige que todos os sites da Web para publicar, no prazo de 48 horas após o pedido foi feito sem qualquer comentário, uma correção sobre o recorrente qualquer conteúdo considerado prejudicial a ele ou a sua imagem.

Infelizmente, a avaliação de como esses conteúdos nocivos não estão sujeitas à decisão de um juiz imparcial em terceiro lugar, mas apenas a opinião ea sensibilidade da pessoa lesada é percebida.

Em suma, conforme estabelecido pelo parágrafo 29, que se sentem afectadas por este conteúdo de informações em um blog, um jornal on-line e muito provavelmente, também aqui na Wikipedia, você pode furar com a lei - independentemente da veracidade informações percebidas como prejudiciais - para solicitar a publicação de uma correção, que contradiz e refuta tal conteúdo, mesmo sem as referências fornecidas.

Nestes anos, os usuários da Wikipedia (novamente lembramos que a Wikipedia não tem qualquer equipe editorial) sempre esteve disponível para discutir e, se alguma coisa, para corrigir, onde a informação foi confirmada por referências independente e competente, qualquer conteúdo percebido como prejudicial ao bom nome de ninguém, e tudo isso sem abrir mão dos privilégios de neutralidade e independência do Projeto. Nos raros casos em que foi impossível encontrar uma solução, o artigo inteiro foi removido.

A obrigação de publicar o nosso conteúdo da alteração, conforme estabelecido pelo parágrafo 29, incapaz de discutir ou analisar o pedido e independentemente de qualquer comprovação, para a Wikipedia é uma limitação inaceitável da liberdade e independência: essa limitação distorce os princípios fundou a enciclopédia livre, e paralisa o modo horizontal de acesso e de contribuição, podendo, em "final" fato de sua existência como sabíamos até hoje.

Deixar claro que nenhum de nós queremos desafiar a protecção da reputação, reputação e à imagem de cada pessoa. Lembre-se, no entanto, que cada cidadão italiano já está protegida, a este respeito pelo artigo 595 do Codice penale, que pune o crime de difamação.

Com este lançamento, que alertam os leitores e os leitores sobre os riscos resultantes da esquerda à mercê de indivíduos proteger sua própria imagem e reputação, invadindo os interesses legítimos de terceiros. Em tais condições, os usuários da rede seria levado a parar de lidar com tais argumentos ou pessoas, talvez apenas a "sem problemas".

Queremos continuar com o livre Wikipedia e aberto a todos. Nossos artigos são também os seus artigos, porque somos neutros, por que castrados?

Usuários da Wikipedia