Você está ouvindo, Steve Jobs? por BirdAbroad
A mídia ocidental está repleta de descrições pithy das rápidas mudanças que ocorrem na China: A China tem mais rápido a economia mundial está crescendo. A China está passando por uma mudança notável e rápida. Isso representa um momento único para uma sociedade em mudança tão rapidamente como a China.
Você provavelmente já leu essas coisas no jornal todos os dias - mas se você nunca foram para a China, eu não tenho certeza que você sabe bem o que isto significa em um nível mundano. Como já mencionei em outras partes deste blog, nos 2 anos + que RP e eu tenho sido em nosso apartamento, grande parte da área em torno de nós foi demolido e reconstruído, ou eviscerado e renovado - em alguns casos, várias vezes ao longo . Eu tinha o pensamento, apenas meio brincando, que quando retornou de um par de meses no exterior, nós podemos não ser capazes de reconhecer nosso prédio. Ou que ela não poderia estar lá em tudo.
Como se vê, os meus medos eram infundados - nossa casa scrappy pouco resta. O bairro, no entanto, tem definitivamente chutou acima de um entalhe ou sete. Starbucks abriu não uma, mas três ramos (que eu encontrei) a uma caminhada de 10 minutos uma da outra. Um H & M abriu em frente ao nosso prédio. Estes são os tipos de grandes marcas ocidentais que anteriormente eram apenas representados em Kunming por cadeias de fast food como o McDonald e KFC. Nosso bairro tornou-se rapidamente do centro comercial ostentoso da cidade.
Assim, quando passeava por uma rua a poucos quarteirões da nossa casa um par de semanas atrás, eu era apenas uma espécie de surpresa para ver este novo lugar, que qualquer norte-americano da minha geração provavelmente pode reconhecer instantaneamente:
É uma loja da Apple!
Ou é?
RP e fui por dentro e picado ao redor. Pareciam os produtos da Apple. Parecia uma loja da Apple. Ele teve a loja da Apple clássico sinuosas escadas e no andar de cima estranho área de estar. Os funcionários foram até mesmo usando os azuis t-shirts com as tags da Apple chunky nome em torno de seus pescoços.
Procedeu-se a fazer uma aposta sobre se ou não se tratava de uma loja da Apple genuínas ou simplesmente a melhor imitação que já tinha visto - e de ser esportivo, eu aposto que era real.
Eu sei, vocês estão rindo: uma loja da Apple em Kunming ? Ninguém que não me conhece pessoalmente já ouviu falar de Kunming antes. Kunming é o fim da Terra. É tudo verdade - mas a sério, China warps sua mente em acreditar que tudo é possível, se você ficar aqui por muito tempo. Quando voltamos para esta loja 5 dias depois e não poderia encontrá-lo, tendo ultrapassado por dois blocos, eu pensei seriamente que tinha sido simplesmente demolido e substituído por um banco no médio prazo -. Hey, é a China que pode acontecer .
Você já deve ter adivinhado a punchline, é claro: esta foi uma imitação total de armazenamento Apple. A ripoff bonito - um brilhante - a melhor loja ripoff que nunca tinha visto (e nós vê-los todos os dias). Mas algumas coisas não foram apenas para a direita: as escadas foram mal feitas. As paredes não haviam sido pintadas corretamente.
A Apple nunca escreve "Apple Store" sobre a sua sinais - ele apenas coloca a fruta, brilhando icônica.
As tags nome em torno do pescoço dos vendedores amigável realmente não têm nomes neles - apenas um logotipo da Apple e os anônimos designação "Staff". E, claro, o site da Apple vai te dizer que eles só têm algumas lojas em Pequim e Xangai, abriu apenas recentemente; a Apple famosa abre novas lojas meticulosamente, presumivelmente para garantir padrões impecáveis e muita demanda dos clientes.
É este o armazenar uma cópia de um desses em Pequim? A cópia de uma cópia em outra cidade chinesa? A cópia de uma cópia ? de uma cópia Enquanto você está pensando que, lembre-se: esta é uma imitação quase perfeita de uma loja de venda de produtos que eram quase desconhecidas, quando veio pela primeira vez para a China. Meu MacBook branco era provável para desenhar olha apenas em branco ou sobrancelhas franzidas enquanto eu me sentei rangendo os dentes tentando em vão conseguir um pedaço de software chinês para rodar nele.
Sendo os tipos curiosos que somos, atingiu-se uma conversa com esses vendedores que mão, a Deus, todos realmente acho que eles trabalham para a Apple. Tentei imaginar o treinamento que eles foram para quando eles foram contratados, em que foram arrojados algum grande discurso sobre como eles estavam trabalhando para esta empresa, inovadora global - quando na verdade eles estão apenas encher os bolsos de alguns que vivem em um rábula prefab mansão fora da cidade por estar em torno de uma loja falsa desinteressadamente vendendo o que pode ou não ser os produtos da Apple reais que caiu da traseira de um caminhão em algum lugar.
Claramente, eles também tinham sido informados de que, acima de tudo, eles devem proteger a marca. Como a tirei essas fotos fui rapidamente abordado por dois vendedores no interior, e de três simples caras roupas de segurançafora, colocando suas mãos na minha cara e me dizendo para parar de tirar fotografias - que não era permitido. E por que não era permitido? Porque o seu chefe disse-lhes isso.
Eu ... pode ou não ter dito a eles que estávamos dois funcionários americanos da Apple visitar a China e verificar as lojas locais. De qualquer maneira, eles têm mais amigável e me permitiu tirar algumas fotos.
E a melhor parte? Uma caminhada de 10 minutos em torno do canto revelou não um, mas DOIS mais lojas rip-off Apple.
Alguns gerentes de loja pode ter cochilado brevemente durante certas partes da palestra sobre Como ignorar completamente Direitos de Propriedade Intelectual:
Qualquer um da Apple querem vir para baixo para Kunming e quebrar abrir uma lata de IPR whoop-burro?