RIM: falha na rede do BlackBerry foi causada por servidor

12/10/2011 11:31

 

Mais de 24 horas depois da falha que fez com que usuários do smartphone BlackBerry na Europa, Oriente Médio, África e alguns países da América do Sul, entre eles o Brasil, enfrentassem problemas em seus aparelhos, a Research In Motion (RIM) afirmou ter detectado as causas do problema. Segundo a companhia, a falha conteceu após a saturação de um servidor e a um erro no interruptor que deveria exportar esses dados a um servidor adicional. O problema, segundo a RIM, já foi resolvido, mas as consequências, causadas pelos milhares de dados acumulados, não têm previsão para serem normalizadas. As informações são do jornal espanhol El País.

Operadores de rede e usuários afirmaram mais cedo no dia, via Twitter, que os serviços de e-mail e o BlackBerry Messenger não estavam funcionando desde as 8h (horário de Brasília). A operadora T-Mobile disse em seu website que os problemas ocorreram por conta de uma falha na rede do BlackBerry que abrangeu a Europa. "A RIM se desculpou pela interrupção e disse que está trabalhando para reestabelecer as operações normais," informou a operadora. Antes, a RIM havia dito ter reestabelecido os serviços do BlackBerry na região, cerca de 20 horas após usuários da Europa, Oriente Médio, África e Índia terem registrado primeiramente problemas com e-mail e com o serviço de mensagens instantâneas BlackBerry Messenger.