RIM não deve alcançar metas financeiras por causa de PlayBook

smartphone BlackBerry (Foto: AP)
A Research in Motion anunciou nesta sexta-feira (2) que não alcançaria metas financeiras devido a problemas nas vendas de seu tablet PlayBook, que foi mal recebido pelo mercado, em um novo revés para a fabricante do BlackBerry.
A empresa canadense anunciou que já não acredita que será possível cumprir sua projeção de lucro anual diluído de US$ 5,25 a US$ 6 por ação.
As ações da RIM cotadas na Nasdaq caíram em cerca de 65% neste ano, com a perda de mercado para o iPhone, da Apple, e os celulares inteligentes que utilizam o sitema operacional Android, do Google.
A RIM chegou tarde ao mercado com seu PlayBook, lançado em abril, muito depois que o iPad, da Apple, estabeleceu domínio sobre o novo segmento.
Com o objetivo de impulsionar a estagnada demanda por seu tablet, a RIM começou no mês passado a oferecer todas as suas versões com fortes descontos.
Mas, mesmo com as promoções, consumidores não receberam bem o dispositivo. A RIM disse que vendeu cerca de 150 mil tablets no trimestre terminado em 26 de novembro, ante 200 mil vendidos no trimestre anterior. E isso é apenas uma fração dos 11 milhões de iPads vendidos nos últimos três meses.
A receita deve ficar pouco abaixo da previsão de US$ 5,3 bilhões a US$ 5,6 bilhões, em parte por causa dos descontos ao Playbook.
"A RIM continua a enfrentar problemas em seus esforços com o PlayBook. O aparelho prejudicou a empresa inicialmente ao desviar seu foco, mas a demanda baixa agora está se tornando claramente visível nos resultados financeiros", disse o analista Geoff Blaber, da CCS Insight.
A RIM anunciou uma perda contábil de US$ 360 milhões neste trimestre, que "reflete o atual ambiente de mercado e deve manter um nível agressivo de atividade promocional recentemente empregado".
A companhia, que deve divulgar seus resultados trimestrais em 15 de dezembro, disse que a promoção ajudará a estimular as vendas do PlayBook e a reduzir seus estoques.
"A RIM tem um compromisso para com o BlackBerry PlayBook", disse o co-presidente executivo Mike Lazaridis. "Os resultados iniciais das promoções com o PlayBook mostram alta significativa da demanda na maioria dos canais de venda".