Operadoras de telefonia móvel ficará privada de serviços de voz para plataformas móveis
Imagine comprar o seu telefone móvel SIM-livre a partir de uma loja de eletrônicos local e entrar na sua conta Apple ou o Google, logo que você ligar o telefone pela primeira vez. Então imagine ter o telefone pronto para usar para chamadas de voz com um número de telefone fornecidos pelo Google Talk ou Skype, e pronto para acessar e-mail, YouTube ou Facebook. Que mesmo telefone automaticamente ganchos para sua casa Wi-Fi ou qualquer um dos 3G disponíveis, WiMax ou redes LTE, mesmo sem você saber (ou cuidado), que a sua rede específica em execução no momento. Não mais que você tem que pertencer a um transportador específico - o telefone escolhe automaticamente a opção de rede mais forte e mais barata, em determinado momento. O seu acesso à rede, juntamente com aplicação de voz, / in-app compras e tudo o mais lhe são fornecidos pelo provedor de plataforma móvel.As transportadoras estão lá apenas para executar infra-estrutura de rede e venda de largura de banda para 2-3 fornecedores de plataformas móveis. Vamos enfrentá-lo, as duas únicas coisas que ainda conectar operadoras para os consumidores são o número de voz e de faturamento para o acesso à rede. Tecnologia de cartão SIM é rudimentar - você pode facilmente realizar a autenticação do usuário usando um login simples, assim como a Apple faz em iPods quando você quiser comprar aplicativos ou músicas da loja iTunes. Olhando para o futuro, mesmo número do próprio telefone irá desaparecer. Por que se preocupar com todos esses números quando você pode apenas fazer uma chamada diretamente para o perfil de alguém Facebook? Esse futuro é inevitável, e as mudanças estão chegando muito em breve. Com fornecedores de plataformas móveis com o show de hoje, as operadoras simplesmente não têm nenhuma maneira de parar o processo. Não ter qualquer controlo sobre os fornecedores de plataformas - por exemplo, através de um consórcio que centralmente licença Android ou outras plataformas móveis para igualar o equilíbrio de poder entre o provedor de plataforma e as transportadoras / OEMs - eles acabarão por desistir de suas ambições de controlar o usuário. Basta ler a história do Google / Motorola / Skyhook para ver como isso acontece. Leva apenas uma operadora para começar a vender crack e largura de banda para o Google, Microsoft ou Apple; todas as outras transportadoras simplesmente não terá escolha senão seguir. É como o dilema dos prisioneiros de livros de economia: Se ambos os prisioneiros não falam, tanto ganhar. Mas se separaram e um é prometida uma saída (ou um mais fácil frase) e ele fala primeiro, depois a teoria dos jogos sugere que a estratégia vencedora para cada prisioneiro está a falar. Em outras palavras, um deles irá crack. Eles não estão nem perto de ser unidos o suficiente para ficar juntos, mesmo a curto e médio prazo. Veja como facilmente Apple, então todos os outros, assumiu os seus negócios de distribuição app - algo que há apenas cinco anos teria sido impensável. Muito provavelmente, esses portadores primeiro a rachadura será tier-dois transportadoras de baixo custo fora os EUA, possivelmente adquirida pela, mas provavelmente apenas em parceria com os jogadores da plataforma grande. As transportadoras terão um grande incentivo para entrar tais parcerias, como as suas redes já estão otimizados para baixo custo (magra, estrutura de custo eficiente, sem marketing pesado, suporte, despesas gerais de serviços premium, melhor logística de rede, etc.) Curto a médio prazo, a estratégia será contra tier-one operadoras, que têm um mercado de alta / operações de carga de custos. O Reino Unido, na verdade parece um lugar muito lógico para começar, especialmente quando algumas operadoras do Reino Unido já foram experimentando com telefones Skype, que foram bem sucedidos na medida em que sensíveis ao preço público mais jovem, na verdade começou a levar os telefones Skype como seu segundo dispositivo. Provavelmente será um pouco antes de a maioria dos usuários totalmente mudar para não-porta-voz fornecidos / serviços de rede - talvez cinco ou sete anos - mas é apenas uma questão de tempo, como o novo modelo é muito mais atraente para o consumidor.Inscrever-se para vários números de telefone tão facilmente como abertura de contas de e-mail, ficando a rede melhor e mais barato em um determinado momento em qualquer local (finalmente, gotas de serviço não mais!), Livre e ilimitado de voz / vídeo em redes WiFi, barato, mesmo em roaming quando no exterior em um serviço local, e muitos mais benefícios estão prontos para decolar. Quando isso acontecer, as operadoras cair em uma posição muito indesejável. Rede de acesso torna-se uma mercadoria absoluta, muito mais do que no caso de ISPs fixos. Este último, pelo menos, têm relativamente altos custos de troca, enquanto um telefone móvel já está conectado a qualquer rede disponível em sua localização física. Isto significa portadores competir cabeça a cabeça de quem vende o mais barato largura de banda para o Google, Apple ou Microsoft, e somente aqueles economicamente mais se encaixam com a logística de rede mais forte sobreviver no jogo. Desta vez, a marca, os subsídios de aparelhos ou qualquer outros truques de marketing são de nenhuma ajuda - é tudo sobre a economia.
O que é realmente interessante é o que poderia acontecer com a próxima geração de redes.Como portadores de ver as suas margens desaparecer quase por completo e os lucros mudança para plataformas móveis, os operadores não irá acumular lucros suficientes para ser capaz de investir em redes de próxima geração. Nem a economia marginalizados do negócio da rede prometer-lhes um alto retorno. Plataformas móveis fazem o oposto: Por esse tempo, eles têm acumulado lucros para todos os serviços de valor agregado, por isso eles têm tanto dinheiro para investir e do forte incentivo económico para o fazer. Esta também será muito lucrativo para plataformas móveis politicamente, como possuir serviços end ao fim, de nuvem em rede para os dispositivos, permite um novo nível de controle e poder de mercado.