Onze veículos que carregam a paixão por velocidade

11/09/2011 11:06

 


Veículos de transporte para corridas são muito mais do que meros caminhões que carregam carros velozes; eles também são um alvo potencial para colecionadores riquíssimos gastarem ainda mais dinheiro em restaurações imaculadas de veículos das décadas de 1950 e 1960. Aqui listamos dez onze desses veículos que derreteriam o coração do ser mais frio e insensível.

Caminhão da Ferrari

Porque é legal: um antigo caminhão da Fiat é algo interessante por si só, mas quando recebe o toque escarlate do Midas Enzo Ferrari, um caminhão se transforma em um mito.

O Scarab

Porque é legal:  depois de prestar seus serviços à elite da Fórmula 1 com a Lotus, o Scarab (o escaravelho em português) foi parar nas mãos de Carroll Shelby na função de transportador da equipe para os belíssimos e velozes Scarabs. Assim como muitos outros veículos desta lista, o Scarab satisfaz todos os principais quesitos: estonteante, clássico e à altura de carregar carros igualmente clássicos e estonteantes.

O Dodge de Tommy Ivo

O lendário caminhão Dodge de Tommy “TV” Ivo dava a seus fãs uma visão transparente de seus dragsters, e ainda por cima (literalmente) transportava seu Corvette ’69 Stingray de uso pessoal.

O Uhlenhaut Mercedes

Porque é legal: há algo de muito especial no der Mercedes-Renntransporter. Apelidado de “a maravilha azul”, possui um visual impressionante, se bem que qualquer coisa com curvas que carregue um 300SLR será sempre maravilhosa.

Veículo de transporte do ônibus espacial

Porque é legal:  porque o moleque que vive dentro de nós sabe que esse veículo de 2.721 toneladas, oito esteiras, 16 motores e 9.642 cavalos é incrível, e que a corrida espacial não deixou de ser uma corrida.

Antonov’s

Porque é legal: ninguém faz cargueiros aéreos gigantescos como os russos. Os antigos têm o mesmo tipo deGestalt que os futuristas aviões alemães da Segunda Guerra, e os novos são a forma perfeita para se transportar as coisas mais rápidas do mundo com quatro rodas.

Cheetah

Porque é legal: inspirado nos clássicos veículos de transporte da Mercedes na época, o Cheetah é uma releitura dos caminhões alemães Uhlenhaut no estilo do automobilismo norte-americano do final da década de 1950. Um pouco de Mercedes com muito dos hot rods rendeu uma receita e tanto.

Bonneville Boss

Porque é legal: ele tem o espírito otimista dos norte-americanos da década de 1970. Projetado para carregar um carro a jato para uma quebra de recorde de velocidade que nunca ocorreu, o Bonneville Boss mesmo assim captura a inocência e fantasia que giram em torno da alta velocidade.

Pegaso “Bacalao” (bacalhau)

Porque é legal: Pegaso, a curiosa fabricante espanhola de carros esportivos da década de 1950, não costumava errar a mão quando se tratava de automóveis. Seu modelo Z-102 eram máquinas velozes com boa dirigibilidade, e poucas coisas chegam perto em termos de desconhecimento. O mesmo pode ser dito de seu caminhão. O motorista se sentava no meio, guiando um dos experimentos mais estranhos do mundo automotivo. 

Um Citroën SM transportando outro Citroën SM

Porque é legal: o Jalopnik US falou dessa curiosidade francesa alguns anos atrás, e Davey G. Johnson usou estas palavras: “O SMamino pode ser o maior carro de todos os tempos porque é um pouco de tudo o que qualquer fã sensato de carros deve evitar: é francês, é italiano, é uma picape e tem tração dianteira”.

Bônus: motorhome Lotus

Porque é legal: esta belezinha de motorhome  foi usado pela equipe Lotus da Fórmula 1 – a original, fique bem claro – nos GPs pela Europa entre 1973 e 1978. Por ele passaram as máquinas de lendas como Emerson Fittipaldi e Mario Andretti. Equipado com um V8 6.7 Chrysler, ele pode ser seu por pouco mais de 100 mil reais.