O Orkut já está morto, diz especialista; Será que está mesmo?

Será que o Facebook já conquistou o Brasil?
Sílvio Meira, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) afirmou, em entrevista à revista VEJA, que o Orkut já está morto no ponto de vista da inovação e do negócio. Veja, na íntegra, o que o especialista falou:
“O Orkut ainda ganha novos adeptos no país, mas, nos últimos meses, seu crescimento tem sido vezes inferior ao registrado pelo Facebook. Há explicação para isso. Hoje, há uma ascensão social de pessoas que até bem pouco tempo não tinham acesso a computador, redes sociais e jornais. Para esse grupo, o Orkut é uma porta de entrada para a internet. Contudo, ele está morto do ponto de vista da inovação e do negócio. Ele nunca recebeu atenção estratégica do Google e sequer conta com um plano de negócio, que preveja como vai evoluir. O cenário permite antever a hegemonia do Facebook no Brasil.”
A resposta para a pergunta do título não pode ser respondida com um simples sim ou não. Todos estão cansados de saber que o Facebook vem crescendo desenfreadamente, mas alguém tem ideia do declínio do Orkut em terras tupiniquins? Afinal, o que o futuro reserva para a rede social?
Vamos primeiro ao gráfico compilado pelo site Social Bakers que mostra o número de usuários brasileiros no Facebook. Atualmente a barreira dos 20 milhões de usuários está sendo ultrapassada.

Crescimento do Facebook no Brasil nos últimos 6 meses
Agora vamos ver o número de visualizações de página do Orkut.com.br (domínio brasileiro da rede social) de 2010 pra cá:

Número de visualizações de página do Orkut nos últimos meses
Se a tendência continuar nesse ritmo, qualquer pessoa com bom-senso pode prever a hegemonia do Facebook no Brasil em cima do Orkut. E o que o Google Brasil, responsável pelo Orkut, vem fazendo?
Sílvio Meira acertou em cheio quando disse: “Ele [o Orkut] nunca recebeu atenção estratégica do Google e sequer conta com um plano de negócio, que preveja como vai evoluir. O cenário permite antever a hegemonia do Facebook no Brasil.” Isso foi exatamente o que matou o Orkut. A rede social seguiu os passos do MySpace, que ficou às moscas por um bom tempo até surgir um concorrente à altura. Digo “às moscas” porque adicionar alguns recursos a mais de tempo em tempo passa longe de algo chamado inovação. Hoje o Orkut, para sua tristeza, vivencia o momento “BOOM” do Facebook no Brasil, e acredito que já seja tarde demais para qualquer reformulação total no site ou propaganda na TV.
Mas o que então ainda pode segurar muitos usuários na rede social criada por Orkut Büyükkökten? Eu apostaria no esquema de discussão das comunidades e só. Os scraps e todo o sistema de fotos e atualizações são bastante precários quando comparados ao Facebook. Partindo dessa ideia, acredito que o Orkut vire, em breve, apenas um grande fórum de discussões ou, sejamos sinceros, um centro de comunidades com downloads ilegais. A verdadeira rede social, onde estarão todos os seus amigos e seus respectivos dados, será o Facebook. E você, qual sua opinião? Opine através dos comentários qual será o futuro do Orkut.