Montadora estrangeira terá novas regras para se instalar no país

12/10/2011 11:54

chery fabrica 22 Montadora estrangeira terá novas regras para se instalar no país

O aumento do IPI gerou uma controvérsia sobre os investimentos que seriam feitos pelas importadoras que foram diretamente afetadas pela decisão do governo.

No entanto, a pressão de quem já tinha planos concretos ou estudos para instalação de fábricas no país fez o governo recuar e pensar em uma nova estratégia para manter estes investimentos aqui.

Por isso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel disse que até o final do ano, novas regras serão estabelecidas para quem decidiu investir no país.

Pimentel acredita que seja necessária uma regra de transição para as importadoras que desejam transformar-se em montadoras  no país. Como as indústrias estabelecidas no país não começaram ontem, a medida de 65% de nacionalização faz sentido.

No entanto, para quem está chegando, esse índice é alto demais – e em alguns casos impossível – para ser atingido, segundo o ministro. Pimentel ainda afirmou que o aumento do IPI dificilmente vai ser prorrogado além de dezembro de 2012.

Ele deixou claro que ainda não está nada definido e também não vai dar uma resposta imediata, já que continuará analisando os pedidos de incentivo (não pagamento de 30% a mais de IPI) para instalação de novas fábricas por parte das importadoras.

Tal como ocorre nos acordos do Mercosul, é possível que o governo crie uma margem menor de nacionalização para novos fabricantes, que seria elevada gradualmente até atingir o patamar desejável.

Nesse caso, se a proposta for aprovada, o mesmo benefício acabaria sendo exigido pelas montadoras já instaladas aqui, e que estão planejando novas unidades de produção.