Internet orienta população durante enchente em Santa Catarina

11/09/2011 00:28

 Em épocas de desastres naturais, uma das maneiras que as pessoas encontram para se comunicar são as redes sociais. Dessa forma, é possível manter contato com amigos e parentes de uma região afetada e ao mesmo tempo ser avisado mais rapidamente de alertas de chuvas, tornados ou quaisquer mudanças climáticas bruscas que podem trazer problemas.

Logos do Twitter e do Facebook. (Foto: Divulgação)Facebook e Twitter

Com a ocorrência de enchentes cada vez mais constantes no estado de Santa Catarina, órgãos do governo encontraram nesses sites um meio de alertar a população. Eles estão se esforçando para publicar o máximo de informações possível sobre as enchentes e ajudar moadores da região a se deslocarem com segurança.

A prefeitura de Itajaí, por exemplo, alerta no seu perfil no Facebook os locais estáveis e onde ainda há chance de ilhamentos. Já a defesa civil de Santa Catarina, atualiza várias vezes ao dia uma planilha em Excel com dados da enchente, incluindo o número de pessoas desabrigadas, desaparecidas ou feridas.

Além disso, membros de redes sociais também se esforçam individualmente para divulgar informações. Um dos moradores do estado, o catarinense Luiz Felipe Rahn de 23 anos, chegou a criar um tumblr para publicar informações sobre o nível da água no município de Rio do Sul. O prefeito da cidade decretou essa semana estado de calamidade pública.

Uma situação similar aconteceu nos EUA nos últimos meses. O Twitter acabou avisando pessoas sobre um terremoto em vários estados americanos, antes mesmo que as pessoas pudessem sentir o tremor. Com a passagem do furacão Irene na costa leste do país, o próprioTwitter revelou que mais de 3 mil tweets por segundo eram postados sobre ele.