
De quase R$ 24 mil para R$ 31 mil. Esse é o salto mínimo que pode dar o preço de um dos modelos que é considerado o mais barato do Brasil: o Chery QQ. E ele é só uma das dezenas de importados, chineses, sul-coreanos, indianos, japoneses, alemães e italianos, vendidos por aqui que terão IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) maior.
Veja simulações de preços dos carros importados
O governo anunciou nesta quinta-feira (15) que modelos com menos de 65% de componentes nacionais terão IPI maior e devem encarecer frente aos nacionais.
Isso serve para qualquer modelo, mas a ideia por trás da medida é incentivar a saída dos estoques das montadoras que produzem por aqui.
Não terão aumento aqueles veículos cujas fabricantes invistam em tecnologia local, usem mais de 65% de componentes nacionais e cumpram pelo menos 11 etapas de sua produção no Brasil, entre elas os processos de pintura, estampagem, produção de motor e câmbio, entre outras.
Os principais afetados serão os sul-coreanos, representados aqui pelas marcas Hyundai e Kia, principalmente, e pelos chineses, entre eles Lifan, Jac, Effa, Chery e Chana.