
O Honda Brio foi lançado ontem na Índia e já vem fazendo sucesso na Tailândia, seu primeiro mercado. No entanto, é de conhecimento geral que a Honda pretende vende-lo no Mercosul e México, mas sendo produzido no Brasil.
Recentemente a Honda anunciou a construção de uma fábrica para compactos em Celaya, México. Esta unidade a princípio fará o Fit para o mercado americano – antes importado direto do Japão.
Como o custo de produção no México é menor do que aqui, e ainda há a possibilidade de vender o carro tanto para o Mercosul quanto para os EUA, então porque não fazer o Brio por lá?
Essa aposta dos mexicanos até teria lógica, mas as vendas no mercado brasileiro estão muito aquecidas e importar um popular do México não atenderia a demanda por aqui.
A Nissan só está importando o March porque não deu tempo de fazer uma nova fábrica aqui, o que aparentemente já está fechado com a cidade de Resende/RJ.
Mesmo assim, se as exportações do Brio para o México não forem suficientes, a Honda poderia facilmente utilizar Celaya para fazer o Brio, já que ele utiliza a mesma plataforma do Fit.