"Google compra uma companhia por semana", diz Eric Schmidt
O chairman do Google participa nesta quarta-feira do evento Le Web, que discute a web e os usos dela em Paris, na França, convidado para falar especificamente do fenômeno da comunicação móvel representado pelo Android. Bem humorado Schmidt brincou que "o Google está comprando uma companhia por semana", mas nenhum que seja francesa, segundo o site TechCrunch.
Questionado por uma repórter durante a palestra nesta tarde, Schimdt disse que a companhia de Mountain View nunca divulgou este número porque ela não tem a obrigação de fazer isso. De acordo com o TechCrunch, o Google gastou US$ 1,4 bilhão na aquisição de 57 empresas ou startups em 2011. A empresa tem, em caixa, um total de US$ 43 bilhões.
A maior parte das companhias compradas pelo gigante das buscas tem foco em áreas de pesquisas online, em ferramentas sociais e, principalmente, na comunicação móvel - mercado que é dominado em termos globais justamente pela plataforma Android.
Ao final, ao responder uma pergunta da audiência sobre qual país o Google poderia ser, Schmidt disse que o "Google não é um país" porque não possui armas nucleares, força policial ou leis que regem o governo como na maior parte dos países. No entanto, como disse o palestrante, o Google luta por valores como liberdade de expressão e transparência.
O evento Le Web
O Le Web é um evento de três dias que acontece em Paris, na França. Com início em 7 de dezembro de 2011, a conferência irá reunir grandes nomes da indústria e do mercado de tecnologia para discutir a força e o potencial da web em termos globais.
O evento será composto de workshops, exposições de parceiros e palestrantes. Entre os participantes estão Eric Schimdt, do Google, o designer de moda Karl Lagerfeld e o empresário Sean Parker. Além deles, também participam Andrey Andreev, do Badoo; Phil Libin, do Evernote; Marissa Mayer, do Google; Joanna Shields, do Facebook; Kevin Systrom, do Instagram, entre outros.