BlackBerry Messenger está fora do ar na Europa e na África

10/10/2011 23:21
Além do mensageiro instantâneo, smartphones da Research in Motion estão sem conexão à internet. Foto: Divulgação

Além do mensageiro instantâneo, smartphones da Research in Motion estão sem conexão à internet
Foto: Divulgação


 

Eram 11h30 em Madrid - 6h30 em Brasília - quando o BlackBerry Messenger começou a dar sinais de instabilidade. Além do serviço de mensagens do smartphone, o acesso a e-mails e a quaisquer conteúdos online estavam muito lentos e com interrupções, problemas registrados na Europa, no Oriente Médio e na África, segundo o El País.

Ainda era possível fazer ligações e enviar mensagens de texto SMS. Mas acessar à internet, o que afeta também o uso de aplicativos, estaria inviável. As operadoras Orange, Movistar e Vodafone, as principais que operam com o smartphone, teriam confirmado a queda do serviço. Ainda sem previsão de quando a conexão será reestabelecida, as três mantêm os clientes informados com atualizações a cada 30 minutos.

A Research in Motion, fabricante do aparelho e do mensageiro instantâneo, chegou a divulgar uma nota comentando o assunto. "Estamos trabalhando para resolver a questão", diz o texto, "estamos investigando e pedimos desculpas a nossos clientes pelos problemas".

Na manhã desta segunda-feira, a canadense anunciou um novo aplicativo, o Tag, que será entregue aos 70 milhões de usuários do smartphone na próxima atualização do sistema operacional. O app apresentado permite compartilhar arquivos pelo serviço de mensagens instantâneas - que tem 45 milhões de usuários - com apenas um toque.