Mesmo compacto, o X101 é equipado com bons recursos e hardwares, podendo-se optar por processadores 1GHz Intel Atom N435 ou N455, 1GB de memória RAM DDR3, com suporte à expansão para até 2Gb, HD SATA 8GB SSD de 2.5″ e armazenamento virtual em nuvem de dados de até 2Gb. Há ainda uma webcam VGA acoplada e monitor LED backlight de 10.1’ capaz de proporcionar resolução WSVGA de até 1024×600 pixels.
A conexão deste Eee PC com o mundo será realizada de forma wireless (802.11 b/g/n), e através de duas portas USB 2.0, Bluetooth 3.0 e um jack de áudio, descartando, portanto, entradas Ethernet e VGA, a fim de otimizar seu volume e espaço. Seus donos terão acesso nativo à ASUS App Store, à central de entreterimento asus@vibe, ao programa de aprendizado de língua inglesa do British Council English, além de interface do programa de armazenamento de dados Dropbox. Até o momento, somente o tempo estimado de duração da bateria deste Eeee PC, de quatro horas, tem desagradado e preocupado potenciais compradores.
Em meio a estas dúvidas, já é possível acompanhar a evolução deste produto em sua página oficial, na qual deve ser confirmada em breve a data de lançamento e valores. Até o momento, é previsto que o modelo mais básico custe US$199.