As rodovias mais sinuosas do Brasil
PR-410 – Estrada da Graciosa
Localização: Paraná
A Estrada da Graciosa atravessa a Mata Atlântica para ligar Curitiba às cidades de Antonina e Morretes. Com menos de 30 km de extensão, a variação de altitude chega a 900 metros. Alguns trechos têm pavimentação asfáltica, enquanto outros mantêm o clima do século 19 conservando os paralelepípedos utilizados na época da construção da rodovia.
SC-439 – Serra do Corvo Branco
Localização: Santa Catarina
A SC-430 tem 60 km de pista simples para ligar os municípios de Urubici e Grão-Pará, no sul de Santa Catarina. Embora não tenha tanta variação de altitude, ambas as cidades estão incrustadas na Serra do Corvo Branco, o que significa que é preciso subir, descer e contornar alguns morros em um traçado que parece ter sido riscado pelo vento.
SP-088 – Estrada das Pitas
Localização: São Paulo
Pouca gente que segue rumo ao litoral norte de São Paulo sabe da existência e dos desafios da Estradas das Pitas, um trecho da SP-88 que liga Salesópolis à rodovia dos Tamoios. É um percurso alucinadamente sinuoso, cercado por túneis de eucaliptos e geralmente deserto, frequentado apenas por caminhões. Para quem se arrisca, Pitas faz a Tamoios parecer a Imigrantes.
BR-476 – Estrada da Ribeira
Localização: Paraná
BR-116 – Nova Petrópolis – Morro Reuter
Localização: Rio Grande do Sul
BR-495 – Estrada das Hortênsias
Localização: Rio de Janeiro
Uma das estradas mais elevadas do país, a BR-495 está a cerca de 1.500 metros de altitude, incrustada no belíssimo visual da Serra dos Órgãos e seus marcos naturais, como o Dedo de Deus. Os 33,4 km que ligam Itaipava a Teresópolis têm neblina, rampas íngremes, curvas fechadas, pista simples, pouca sinalização, muita emoção e nenhum acostamento.
SP-312 – Estrada dos Romeiros
Localização: São Paulo
A Estrada dos Romeiros liga Barueri a Itu, mas a parte que nos interessa é o trecho entre Santana de Parnaíba e Cabreuva. É um trajeto de pista simples, cheio de curvas e sem acostamento, muito visitado por motociclistas em busca de diversão. É preciso ter cuidado apenas aos domingos, quando acontecem as procissões a cavalo (é a estrada dos Romeiros, o que você esperava?).
SP-125 – Rodovia Oswaldo Cruz
Localização: São Paulo
SP-123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro
Localização: São Paulo
Esta talvez seja a subida mais radical de uma rodovia brasileira. Partindo dos 560 metros de altitude da pequena Tremembé, você subirá 1080 metros em apenas 32 km. São mais de 230 curvas com terceira faixa na subida e limite de 80 km/h. Para quem desce, a pista simples é compensada com a vista panorâmica. Costuma ficar abarrotada nos finais de semana, mas nos dias úteis é bastante tranquila.
SC-438 – Serra do Rio do Rastro
Localização: Santa Catarina
A SC-438, que atravessa a Serra do Rio do Rastro, deve ter o maior índice “curva-por-quilômetro” do Brasil. São 136 mudanças de direção em 9,4 km. Em pista simples. Sem acostamento. Para ter uma ideia do que se trata, basta lembrar a declaração de Rhys Millen: “A Serra do Rio do Rastro é duas vezes mais sinuosa que Pikes. O Brasil tem algo realmente precioso nas mãos. Sempre adorei Pikes Peak, mas acho que agora tenho uma nova estrada favorita…”