As rodovias mais sinuosas do Brasil

07/09/2011 16:26

PR-410 – Estrada da Graciosa

Localização: Paraná
A Estrada da Graciosa atravessa a Mata Atlântica para ligar Curitiba às cidades de Antonina e Morretes. Com menos de 30 km de extensão, a variação de altitude chega a 900 metros. Alguns trechos têm pavimentação asfáltica, enquanto outros mantêm o clima do século 19 conservando os paralelepípedos utilizados na época da construção da rodovia.

SC-439 – Serra do Corvo Branco

Localização: Santa Catarina
A SC-430 tem 60 km de pista simples para ligar os municípios de Urubici e Grão-Pará, no sul de Santa Catarina. Embora não tenha tanta variação de altitude, ambas as cidades estão incrustadas na Serra do Corvo Branco, o que significa que é preciso subir, descer e contornar alguns morros em um traçado que parece ter sido riscado pelo vento.

SP-088 – Estrada das Pitas

Localização: São Paulo

Pouca gente que segue rumo ao litoral norte de São Paulo sabe da existência e dos desafios da Estradas das Pitas, um trecho da SP-88 que liga Salesópolis à rodovia dos Tamoios. É um percurso alucinadamente sinuoso, cercado por túneis de eucaliptos e geralmente deserto, frequentado apenas por caminhões. Para quem se arrisca, Pitas faz a Tamoios parecer a Imigrantes.

BR-476 – Estrada da Ribeira

Localização: Paraná
O trecho da BR-476 que separa a cidade de Adrianópolis da capital do estado é conhecido como Estrada da Ribeira. A pista é simples, mas o asfalto é relativamente bem cuidado e o trânsito não tão intenso. É uma subida longa e suave de 800 metros ao longo de 137 km, muito apreciada por grupos de motociclistas. É uma rota alternativa (e mais longa) à BR-116 para quem vai viaja entre São Paulo e Curitiba.

BR-116 – Nova Petrópolis – Morro Reuter

Localização: Rio Grande do Sul
Mais uma integrante da malha rodoviária do Sul do país vai fazer você ter vontade de se mudar para lá. São 31 km de asfalto de primeira, em forma de pista simples, cercada por árvores que por vezes parecem formar um túnel verde. O trecho da BR-116 entre Nova Petrópolis e Morro Reuter é o caminho para as badaladas Gramado e Canela, e faz parte da chamada “rota romântica” da bela Serra Gaúcha. Parece um bom lugar para dirigir bem acompanhado.

BR-495 – Estrada das Hortênsias

Localização: Rio de Janeiro
Uma das estradas mais elevadas do país, a BR-495 está a cerca de 1.500 metros de altitude, incrustada no belíssimo visual da Serra dos Órgãos e seus marcos naturais, como o Dedo de Deus. Os 33,4 km que ligam Itaipava a Teresópolis têm neblina, rampas íngremes, curvas fechadas, pista simples, pouca sinalização, muita emoção e nenhum acostamento.

SP-312 – Estrada dos Romeiros

Localização: São Paulo
A Estrada dos Romeiros liga Barueri a Itu, mas a parte que nos interessa é o trecho entre Santana de Parnaíba e Cabreuva. É um trajeto de pista simples, cheio de curvas e sem acostamento, muito visitado por motociclistas em busca de diversão. É preciso ter cuidado apenas aos domingos, quando acontecem as procissões a cavalo (é a estrada dos Romeiros, o que você esperava?).

SP-125 – Rodovia Oswaldo Cruz

Localização: São Paulo
O trecho entre Taubaté e São Luiz do Paraitinga tem uma elevação de altitude um tanto incomum, tratando-se de um trajeto iniciado a apenas 95 km do mar. Em seguida começa a descida da Serra do Mar, onde há um trecho de grampos e cotovelos em que os ônibus de turismo precisam manobrar para prosseguir a viagem até Ubatuba. Motoristas inexperientes derretem seus freios na descida e superaquecem o motor na subida. Já os experientes econfiantes são ainda piores: se você sofre de náuseas, não queira dividir o carro com alguns deles, principalmente no caminho para baixo.

SP-123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro

Localização: São Paulo
Esta talvez seja a subida mais radical de uma rodovia brasileira. Partindo dos 560 metros de altitude da pequena Tremembé, você subirá 1080 metros em apenas 32 km. São mais de 230 curvas com terceira faixa na subida e limite de 80 km/h. Para quem desce, a pista simples é compensada com a vista panorâmica. Costuma ficar abarrotada nos finais de semana, mas nos dias úteis é bastante tranquila.

SC-438 – Serra do Rio do Rastro

Localização: Santa Catarina
A SC-438, que atravessa a Serra do Rio do Rastro, deve ter o maior índice “curva-por-quilômetro” do Brasil. São 136 mudanças de direção em 9,4 km. Em pista simples. Sem acostamento. Para ter uma ideia do que se trata, basta lembrar a declaração de Rhys Millen: “A Serra do Rio do Rastro é duas vezes mais sinuosa que Pikes. O Brasil tem algo realmente precioso nas mãos. Sempre adorei Pikes Peak, mas acho que agora tenho uma nova estrada favorita…