Apple pede registro de patente para desenvolver telas OLED

04/10/2011 19:58

Um pedido de patente feito ontem pela Apple indica que a empresa de Cupertino planeja investir na tecnologia de telas feitas com OLED – Organic Light Emitting Diode. O documento explica uma técnica que permitira o uso de telas deste tipo em equipamentos portáteis sem que o gasto de bateria fosse um problema.

Telas de OLED proporcionam excelentes pretos e taxas de contraste, mas gastam muita energia com o branco. Crédito: How Stuff Works.

A patente foi pedida ontem para o Power Efficient Organic Light Emitting Diode e odocumento explica bem qual é a ideia da Apple. A empresa começa explicando as vantagens da utilização de telas de OLED em dispositivos eletrônicos, como melhores contrastes, melhores pretos e operação em voltagens menores, quando comparadas com as telas de LCD.

Por outro lado, telas deste tipo consomem muita energia na hora de produzir o branco, pois precisam emitir grandes faixas de cores, o que torna a tecnologia inviável para dispositivos móveis, que dependem muito da duração das baterias. Assim, o pedido de patente da Apple tenta contornar este problema.

O que o documento propõe é a utilização da tela de OLED em frente a uma película branca, com ainda uma camada de controle de opacidade entre elas. Esta combinação, segundo os engenheiros da Apple, poderia fazer com que não fosse preciso que a tela produzisse o branco, podendo se aproveitar desta combinação das camadas de fundo branco e de controle de opacidade, economizando, consequentemente, a energia da bateria.