Em mais um capítulo da guerra das patentes, a Apple apresentou moções para suspender temporariamente dois processos da Motorola contra a empresa. O argumento é que a empresa fará em breve parte do Google e seu portfólio de patentes também se juntará ao portfólio da gigante das buscas — eliminando todos os direitos de processos por patentes da Motorola. Na minha rua isso seria o equivalente a chamar a Moto de “café com leite”.
Os dois processos que a Apple pede congelamento — um na Flórida e outro em Wisconsin — envolvem pedidos da Motorola para invalidar patentes da maçã. Agora, segundo a Apple, a Justiça deve esperar que a fusão entre Google e Motorola se concretize para saber quais serão os próximos passos das ações. A equipe legal da Apple usou aspas do próprio Google, argumentando que a compra teve como principal objetivo a “proteção do Android”, para tentar convencer a corte.
Isso significa que, mesmo que o congelamento aconteça, o Google poderá reativar todos os processos quando a transação for concluída. Mas tudo indica que as próximas rodadas de batalha serão apenas em 2012 — em agosto e abril, pelo menos nos dois processos citados. Tempo de sobra para reabastecer os caminhões com pólvora.