
A Amazon Web Services (AWS), um braço da Amazon.com, anunciou o lançamento de centros de dados em São Paulo com foco nos serviços de hospedagem na nuvem para a América Latina. O objetivo é atingir empresas que não trabalham diretamente com web, que elas possam criar seus próprios serviços hospedados na nuvem usando a infraestrutura da Amazon.
Antes da criação do AWS em 2006, as companhias que tinham a intenção de construir serviços na web precisavam investir um grande capital de dinheiro ou então contratar um fornecedor por um espaço fixo em um centro de dados, mesmo que ele não fosse completamente usado. O mercado mudou, segundo a Amazon, quando o AWS introduziu a prática de atender a demanda específica do contratante, adicionando ou retirando serviços ou espaço no centro de dados e tornando o processo mais flexível.
"Muitos clientes da América do Sul estavam usando o AWS dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. Com o lançamento em São Paulo, esses clientes podem agora fazer as suas aplicações no Brasil, facilitando o processo", afirmou em um comunicado Andy Jassy, vice-presidente sênior da AWS. Ele adicionou que a América do Sul está repleta de companhias inovadoras e que a Amazon está feliz em ajudar tais empresas, acelerar a entrega da tecnologia e poupar dinheiro ao usar o sistema de hospedagem na nuvem.