A UE ainda não está claro se o Google abusa da sua posição dominante no mercado
Dada a coleta de reclamações e processos que têm Google aberto na Europa, foi tempo de a Comissão Europeia começou a estudar os casos e publicar uma opinião.Curiosamente, os reguladores europeus ainda não estão tão claro que o Google tem abusado da sua posição dominante em violação das regras de concorrência e agora não encontram evidências para pensar o contrário Google simplesmente domina o mercado. ¿Domine a competição de mercado ou abuso? Bem, no ano passado a Comissão Europeia abriu um inquérito depois de várias empresas concorrentes (liderada pela Microsoft) acusou a gigante de buscas práticas monopolistas que, basicamente, irritado o resto. Em uma conferência em Florença, o Comissário responsável pela Concorrência, Joaquin Almunia, disse o espanhol alguns detalhes sobre o caso: Dentro de nossa pesquisa atual, estamos tentando determinar se a empresa detém uma posição dominante em pesquisas na Internet. [...] O Google é o favorito de muitos de nós, mas o domínio não é o mesmo que abuso de posição dominante. O abuso de domínio é um comportamento que protege e amplia o domínio por meios ilegítimos, e ainda temos de concluir se este for o caso com Google Dito de outra forma, parece que não têm sido capazes de determinar se o Googlesimplesmente bem-sucedido ou, além de tê-lo, é dedicado a "empurrar a vala" para a sua concorrência. A maioria dos acusados de manipular os resultados e "bloqueio" websites que também prestam serviços ou pesquisas de diretório. Google sempre se manteve na mesma posição e sempre tem protegido o serviço é seu e também não cobrado para usar o browser. A comissária afirmou este fato durante seu discurso, precisamente porque é um dos pontos-chave desta investigação: Precisamos considerar cuidadosamente em nossa análise que a empresa opera uma plataforma dupla, onde os fundos de publicidade um serviço que os usuários não tem que pagar Segundo a Comissária levantada, é essencial para determinar se o Google realmente tem uma posição que é capaz de influenciar o comportamento e os hábitos dos usuários da Internet. Para conseguir isso, a Comissão poderia punir Google com 10% de seu faturamento anual, uma quantidade insignificante.